Necessidade apontada como dor pela Associação da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, nosso cliente desde 2022, a atualização da imagem e transformação de associação para algo maior precisava acontecer em 2024.
Ano de eleição, de diretoria renovada na associação, emblemático e importante, nada mais justo do que caminhar como uma marca repaginada, global e capaz de ser reconhecida por qualquer pessoa de todo lugar do mundo.
Assim vieram os caminhos criativos que encontramos.
Signos globalizados, ideias amplas sobre o que é uma Parada do Orgulho e como deveria ser representada.
Assim como quem caminha por uma avenida, a Parada, como marca, cruza diversas pautas, classes, possibilidades.
Intersecções, que nascem destes encontros constantes.
Pensar a rua e trazer a rua para a marca é dialogar com a inclusão, os movimentos sociais e as suas intersecções.
A diversidade se reapropria dos espaços que são dela por direito.
A Av. Paulista é a praia de quem mora na metrópole. É imponente e dura, mas extremamente importante e acessível para que todas as pessoas possam ocupar, frequentar e se apropriar da cidade. Ao mesmo tempo, também se faz necessário o movimento contrário, da Parada pegar o busão e acessar as quebradas.
Temos diversidades periféricas pouco lembradas quando o assunto é a Parada do Orgulho, e que precisam estar presentes dentro da nova marca, se sentir parte do todo que é a comunidade LGBT+.
Como os cruzamentos de uma avenida de quase 3 km, a Parada transita por diferentes pautas e, como uma gigante bandeira, cobre pessoas diversas e suas respectivas interseccionalidades. Não como algo para incomodar ou abafar, mas sim para acolher e dialogar por toda uma comunidade.
Assim como a importância de caminhar e ocupar com propriedade uma avenida símbolo da cidade (e do país), é importante que a marca se aproprie dos símbolos para subverter seus significados, para criar conexão entre
o tradicional e o contemporâneo.
A marca nova incorpora essa força, essa concisão, essa facilidade de compreensão. Mesmo na aplicação PB dela, ela transmite a união da comunidade, por isso considero muito feliz esse rebranding da Parada.
Atingiu totalmente a expectativa, com a marca sendo reconhecida pelo público e pela imprensa!
André Fischer
Diretoria de Imprensa e Comunicação PARADASP