window.dataLayer=window.dataLayer||[];function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js',new Date());gtag('config','G-9PB0YY1FYM');
Planejamento 101 — como não perder os cabelos na hora de planejar uma campanha

Planejamento 101 — como não perder os cabelos na hora de planejar uma campanha

27/03/2024 | Agência Fome | Blog

Confira nossas 6 dicas práticas para preparar um planejamento sem sofrimento

Planejar uma campanha, em teoria, não é tão difícil assim. Objetivo, público-alvo, concorrência, plataformas, cronograma e resultados. Básico, certo?
Mas eu tenho certeza de que você já quis fazer algo bacana pra você mesmo, sem se estressar. Ou pra sua marca, pra uma tia que abriu uma floricultura, pra amiga que comprou R$1000 de Jequiti e não conseguiu revender, ou até pro seu próprio Instagram (porque não, você nunca desistiu do sonho de ser blogueira). Tudo isso sem nenhuma dor de cabeça, sem sofrimento ou dificuldades.

Por isso, a FOME pensou em você e desenvolveu um “Caminho Suave” (me sinto velha — e se você reconheceu a referência, também é) pra fazer seu próprio planejamento tranquilo, seja ele de mídias, de campanha comercial ou até pra sua vida pessoal. 

Vamos desmistificar seu planejamento? Segue a linha com a gente:

1. Defina bem um escopo

Pra começo de conversa, defina seu objetivo. Principais passos, qual tempo você terá disponível para isso, quanto de disposição você tem para desdobrar esse escopo. A partir daí começamos a entrar em possibilidades. 

 

2. Entenda quais os recursos disponíveis — e o que você pode fazer para ampliá-los

Reflita sobre o que será necessário para realizar seu objetivo, desde apoio de pessoas, com informações e atuação técnica, recursos financeiros ou conhecimento. O que você terá que aprender para executar seu objetivo? Comece a pensar sobre até onde você quer ir. Claro, o céu é o limite, mas precisamos utilizar o famoso bom senso aqui pra saber se tem limite no cartão e na saúde mental.

 

3. Crie um cronograma

Para não virar bagunça, crie um cronograma. Lá você vai atualizar o tempo x expectativa, ou quais serão os tempos disponíveis para cada etapa do seu projeto. Assim fica mais fácil para entender em quanto tempo terá a conclusão, de forma realista e estratégica. Se for um projeto longo, meça cada etapa em tempos para ter liberdade entre uma etapa e outra. Assim, se uma atrasar, você pode tirar algum tempo de outra etapa que pode ser mais rápida e vice-versa. Jogo de cintura, sempre bom.

 

4. Uma EAP ajuda muito

A estrutura analítica de projeto é onde você determina quais são os grandes marcos do projeto e transforma em atividades menores. Entender que cada passo é composto por várias outras metas, totalmente possíveis e mais rápidas, organiza, ajuda a te manter com a motivação lá em cima e ajuda a não esquecer de nada. Só alegrias, nunca critiquei.

 

5. Monitore para saber sobre seu avanço

Quais serão os pontos de análise e de acompanhamento do seu projeto? Crie diferentes formas de acompanhar seu projeto. Saiba se ele está seguindo a velocidade, os recursos e as etapas determinadas, para poder ajustar algo no meio do caminho e não somente quando desandar tudo. É extremamente importante saber como vão as coisas o tempo inteiro para ter tempo de pensar com calma e inteligência sobre mudanças e adaptações. 

 

6. Registre ou documente TUDO

Tirar as coisas da mente é importante! Coloque tudo no papel, no PowerPoint, no seu app de organização… onde achar melhor. Mas não deixe nenhuma informação apenas no universo da sua mente. Se tiver mais pessoas envolvidas então, mais importante ainda para que todos entendam, consultem e atualizem os passos e entregas.

 

BÔNUS: Celebre conquistas e compartilhe resultados

Cada vez que um objetivo, um projeto ou um trabalho é entregue, deixe claro para você mesmo, para seu time ou para quem participou, quais foram os resultados obtidos e conquistas alcançadas. Isso aproxima, traz senso de pertencimento e empodera. Traz gás para os próximos projetos e, se for o caso de resultados não tão eficientes… bora melhorar no futuro, a vida é sobre isso.


Pronto, agora você também é um planner zen. Lembre de manter a paciência em dia e, sempre que precisar, olhe com atenção para o seu objetivo e tente fazer dele um mantra pra se manter no caminho e finalizar esse projeto (pra variar).

Agência Fome

Agência Fome